Redimensione Imagens no XP, Vista e 7


 

Alguma vez já precisou redimensionar uma ou mais fotos e nunca achou o programa ideal para fazê-lo? Pois saiba que a Microsoft disponibilizou um PowerToy de uso gratuito para Windows XP com este único fim. A ferramenta é fácil de ser manuseada (Veja abaixo) e leva apenas alguns cliques para se redimensionar uma pasta inteira de imagens. Algumas podem passar de vários Megabytes para apenas alguns KB em questão de segundos.

Já uso este aplicativo a muitos anos, e, depois de migrar para o Windows 7, temia ter perdido a ferramenta. Tamanha foi minha surpresa ao procurar no Google e descobrir um clone do powertoy criado para o XP no site EletronicPulp. De acordo com o autor do post no site, o criador do pacote é de origem desconhecida. Mesmo assim, deixo aqui meu salve em homenagem a ele, seja quem for. Não testei o clone no Windows Vista, mas como as arquiteturas são semelhantes, creio que deva funcionar perfeitamente.

Vamos colocar a mão na massa:

Baixe o pacote para Windows XP AQUI ou AQUI. Instale a ferramenta.

Baixe o pacote para Windows 7 AQUI ou AQUI. Instale a ferramenta.

Após concluída a instalação, acesse a pasta com as imagens que precisam ser redimensionadas. No exemplo abaixo, redimensionarei apenas uma imagem. Para processar mais de uma por vez, basta selecionar os arquivos desejados segurando a tecla CTRL.

  • 1º Passo:
     
Resize1

Clique com o Botão Direito na Imagem e selecione "Resize Pictures"

  • 2º Passo:

Na caixa abaixo, clique em ‘Advanced’ para que a visualização fique completa. Escolha o tamanho desejado para as foto usando uma das cinco primeiras opções. De cima para baixo, traduzidas do inglês, são elas: Pequena, Média, Grande, Palmtop e Personalizada.

 A penúltima opção serve para que o redimensionamento ocorra apenas para a diminuição do arquivo. Caso a foto já seja menor ou igual ao tamanho escolhido, nada acontecerá. A última opção deve ser usada com cautela. Ao marcá-la, a foto redimensionada sobrescreverá a original. Cuidado ao selecionar essa opção! Assegure-se de ter um backup da foto em algum local.

Selecione aqui as opções desejadas ´
 
Finalizadas as etapas acima, clique em OK e aguarde até o final do processamento das imagens. Caso não tenha marcado a última opção, um novo arquivo será criado com o nome do original e entre parênteses o nome do tamanho escolhido. Exemplo: Um arquivo chamado foto.jpg será renomeado para foto (Small).jpg caso este tenha sido o tamanho escolhido.
 
\Luguta
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s