Tutorial do Dia – Converter Vídeos e Gravar em DVD


Para baixar este tutorial em PDF clique AQUI.

Para baixar o programa clique AQUI.

Não podemos ignorar. Hoje em dia uma parcela grande de usuários não assistem ou esperam por aquele episódio do seu seriado preferido aparecer na televisão. Vão, sim, correr em sites de downloads ou a programas de compartilhamento de arquivos como o eMule ou Torrent para baixar o episódio assim que lançado.

A grande dificuldade, teoricamente, está em gravar o vídeo em um DVD de forma que consiga vê-lo num DVD Player qualquer. Para executar essa função e outras, como passar o vídeo de sua câmera para o DVD por exemplo, com maestria, normalmente indico o software ConvertXtoDVD.

Voltado para usuários com pouco contato em edição de vídeo, o software converte vários tipos de arquivos (por isso o X no nome do programa) para o DVD, sem requisitar que o usuário tenha um certo conhecimento prévio sobre o assunto. O programa não é gratuito, e a versão demonstrativa dele coloca uma marca d’água na tela após converter os arquivos. A licença custa 39 dólares mas não preciso nem dizer que basta procurar no Google e encontrarás almas caridosas dispostas a compartilhar um número de série. Só não me peçam para postar aqui.

A variedade de arquivos suportados é tão ampla (suporta arquivos do tipo DivX, DviX, WMV, AVI, MPEG, MOV, RM, RMVB e até legendas no formato .SRT) que, de certa forma, torna o software como uma unanimidade entre os usuários. Nesse tutorial, ensinaremos como utilizar o software e a entender o seu método de funcionamento. 

p1

A interface do software é muito intuitiva. Ao clicar no botão de “adição”, você já poderá começar processo para converter o vídeo e gravá-lo no formato compatível com o seu DVD. Mas, antes disso, clique na aba “Configurações” e depois em clique na opção “Geral”.

01

Ao entrar na opção de configurações gerais, você terá que ajustar apenas uma opção: a da pasta “Pasta de Trabalho“. A pasta escolhida será a utilizada quando você terminar de converter o vídeo. A alteração é indicada para quem nunca acessou o programa.

Tendo ajustado a pasta, você não precisará preocupar-se em localizar o vídeo. Acredite, muitos usuários “esquecem” desse detalhe e depois ficam alguns minutos procurando pelo arquivo. O resto das opções, você poderá ignorar, pois não trazem relevância ao tema.

02

 

 p2

Ainda na opções gerais, clique na aba “Capítulos” para definir o tempo de reprodução de cada capítulo. Na opção “Inserir Capítulo a cada” você definirá a cada quantos minutos o programa irá definir um capítulo automaticamente.

Na segunda opção, “Para vídeos maiores”, você indicará para o programa que a opção de cima só será valida em vídeos acima de tantos minutos. Por exemplo, imagine um epísodio comum de 40 minutos.

Nesse caso, você indicará para o programa gerar novos capítulos a cada 10 minutos apenas se o vídeo for maior do que 40 minutos. Ajustar essa opção significa que você poderá passar o vídeo rapidamente e, caso queria ver determinada cena novamente, basta no clicar no botão para o vídeo ser reproduzido entre os começos de cada capítulo. É semelhante ao menu de capitulos de um DVDs  mesmo, quando você escolhe pra ver de determinado ponto.

03 

 p3

 Depois de ajustar quando será a parada para os capítulos, clique em “Menu” para “autorar” seu DVD (é o processo de design e criação de DVD).

Entre as opções disponíveis, escolha a opção “Auto-Iniciar” para o DVD ser reproduzido assim que você introduzí-lo na bandeja, “Tocar continuamente” para a reprodução do DVD recomeçar assim que terminar a exibição, “Tocar em sequência” para os vídeos serem reproduzidos em sequência e “Pular para o menu principal” para adicionar um menu padrão ao DVD e, facilitar assim, a interação com o conteúdo.

 04
As outras opções servirão para você ajustar o fundo, o nome do DVD e o número máximo de filmes mostrados no menu. Em “Template padrão” você definirá qual será a imagem de fundo para o menu do DVD.

p4

Definido o menu e as opções de design do conteúdo, você poderá definir o formato de cores da sua televisão na aba “Formato de TV”. É importante frisar que varia de televisão para televisão, mas o recomendado é selecionar no drop “Vídeo Padrão” o formato NTSC e, em “Tela de TV”, o formato tela cheia 4:3.

05

p5

 Após setar as opções do formato da televisão, vamos definir o que software vai fazer quando terminar o processo de conversão. Clique na aba “Gravação” e selecione a opção “Gravação resulta em DVD” para gravar da conversão direto para o DVD.

Antes disso, selecione no drop, abaixo da opção “Gravação resulta em DVD” o drive do gravador de DVD. Pronto, você nem precisará se preocuparar em gravar o DVD após converter, o software fará isso pra você.

É importante avisar que alguns usuários relataram problemas com esse tipo de ação (do tipo não conseguir gravar). Nos testes realizados pelo Superdownloads, todos os DVD foram gravados com perfeição.

06

p6

Como penúltimo passo de configuração, falta ajustar as opções padrões da legenda. Clicando na opção “Idioma padrão” e escolha o idioma padrão em Português.

07

 

Depois, logo abaixo, clique na opção “Configurações de renderização do texto das legendas”. Você poderá escolher em qual área da tela a legenda aparecerá em relação ao topo do vídeo.

Definindo o valor “90%”, por exemplo, a legenda ficará 90% distante do topo da imagem. Esse costuma ser o valor padrão para as legendas serem bem visíveis no vídeo. Na mesma área, você poderá escolher a fonte, cor e tamanho do texto das legendas.

08

p7

O último passo da configuração: escolher como será a conversão. Clique na aba “Codificar” para definir como será feita a conversão. Em “Velocidade/Qualidade da Codificação” você poderá definir a qualidade/velocidade da conversão do vídeo.

Se você for um daqueles usuários que preza pela qualidade da imagem e não se importa pelo tempo que levará a conversão, escolha a opção “Qualidade Alta/Codificação baixa“.

Caso prefira priorizar o tempo, escolha a opção “Qualidade baixa/Codificação alta” para ter uma conversão mais rápida mas com menos qualidade. Ainda na aba “Codificação“, escolha a opção DVD-5 dentro do drop-down “Tamanho Final“. Finalmente clique em OK para terminar as configurações!

09

p8

 Pronto! Com o software devidamente configurado, resta importar os vídeos que serão gravados. Volte para a tela principal do programa e clique em no menu “File” e depois na opção “Adicionar arquivo de vídeo” para adicionar os arquivos.

É importante, mais uma vez, lembrar que adicionar muitos vídeos resultará muita compressão e, consequentemente, a perda de qualidade será inevitavel. Procure adicionar no máximo 2 horas de filmes.

10

p9

Outra dica importante é colocar o nome da legenda exatamente igual ao do vídeo. Caso faça isso, o software carregará a legenda automaticamente. Mas, se as legendas não forem adicionadas automaticamente, você poderá adicioná-las manualmente. Basta clicar com o botão direito em “Legenda” e depois selecionar a opção “Adicionar Legenda“.

12

px

Por fim, basta clicar na opção “Converter” para dar ínicio ao processo de conversão e esperar pelo DVD! Simples e fácil, com o ConvertX você poderá assistir aos DVDs na sua televisão.

14

 

SIGNATURE

Enviar por Email

Anúncios

20 comentários

  1. olá…
    gostaria de tirar umas dúvidas
    assim, eu baixo vário epi em rmvb de seriados e custumo converter para avi e gravar em um dvd e assisto no meu aparelho…só que as vezes alguns epi no aparelho dão erro e eu não consigo solucionar, enfim…
    queria saber, se daria para eu gravar ao menos 12 epi. de 40 min cada de 1 seriado em um dvd nesse programa ai?!
    porque você aconselha a gravar pelo menos 2,00hrs, no caso resultaria em 5 epi. no máximo…ai fica foda 5 epi cada dvd. =/
    detalhes: cada epi. = +/- 150mb
    minha dúvida é essa ai..
    obrigado desde já…

    Curtir

    1. Com 150MB cada episódio é provável que dê sim para gravar tantos em um só DVD. A única questão a ser considerada é o tamanho que arquivo terá após ser convertido para AVI. Isso porque RMVB é um tamanho mais compacto que AVI. Se a questão é economizar DVDs, você poderia ainda optar por um aparelho de DVD que aceite o formato DIVX. Nesses players é possível gravar o DVD com o formato original baixado da Net + Legendas e executar sem precisar fazer nenhuma conversão. Já são muitas as marcas disponíveis no mercado, inclusive com a opção de entrada USB, possibilitando a execução direta de um Pendrive, sem gastar mídias. Procure no google “player de DVD com DIVX” e escolha uma marca.

      Um abraço,

      Luguta

      Curtir

  2. ah ta…eu estou fazendo isso mesmo o que você falou
    o meu roda avi e mpeg, só queria saber se era vantagem eu gravar por ele…
    detalhes: não sei o que anda acontecendo, mas o meu “WinAVI” quando eu converto arquivos rmvb para avi, estão ficando menor que o normal, rmvb 160mb em avi fica 130mb. :S
    então alguns epi quando roda no dvd ficam doido, e no pc fica normal, esse que tá sendo o problema…não conheço outro conversor melhor que “winavi” =/
    valeu ai Luguta

    Curtir

    1. Caro colega Valmar,

      talvez não seja necessário converter no winavi antes de usar o convertx. Veja a dica que achei navegando na Internet:

      Para quem usa o VSO ConvertXtoDVD vem uma dica muito boa para conseguir converter RMVB para DVD, o programa não tem suporte para RMVB, mas copiando 4 dlls para a pasta do programa ele consegue converter.

      Depois de baixar as dlls, com o programa fechado, copie para o diretório: VSO / CONVERTXTODVD, depois é só abrir o programa e fazer o teste, aqui uso a versão 2.1.14 e funcionou perfeitamente.

      http://www.dlldump.com/download-dll-files_new.php/dllfiles/P/pncrt.dll/6.0.0.0/download.html

      http://www.dlldump.com/download-dll-files_new.php/dllfiles/D/drv23260.dll/6.0.7.3928/download.html

      http://www.dlldump.com/download-dll-files_new.php/dllfiles/D/drv33260.dll/6.0.7.4085/download.html

      http://www.dlldump.com/download-dll-files_new.php/dllfiles/D/drv43260.dll/6.0.7.2389/download.html

      Caso ache válida a tentativa não se esqueça de postar aqui me avisando se funcionou ok?

      Grande abraço!

      Curtir

  3. bom Luguta, acho que não vai ser necessario eu fazer isso…
    vou ficar mesmo por enquanto convertendo os epi no Winavi…
    eu verificando aqui, somente 2 epi que tavam dando problemas, o resto ta dando legal…
    mas valeu pelas dicas…se for o caso de eu precisar, eu dou uma passada por aqui…

    vlww

    Curtir

  4. ja fiz isso e funcionou mto bem…
    parabens pelo post e obrigado
    agora ficou mto mais facil de fazer meus DVDs
    mais uma vez obrigado e vlw

    Curtir

  5. Olá Luguta!!!
    Estou com um probleminha….Tenho o convertxtodvd 3, mas agora quando ele está terminando de converter, simplesmente aparece a página ” enviar ou não enviar relatório”, eu clico em NÃO ENVIAR, aí o convertxtodvd some….nunca tinha acontecido.Eu tinha descido o 4, mas não gostei, voltei para o 3 e está assim.
    Vendo alguns foruns vi alguém falando “bem” do 2.014 e resolvi baixá-lo, mas, não estou conseguindo um legal.
    Encontrei seu blog achei muito legal e gostei de todas as dicas…rsrsrs, mas quando fui baixar , não está mais no blog, pode me ajudar????
    Desde já agradeço e fico aguardando, ansiosa, pelo seu retorno ok? Obrigada

    Curtir

    1. Olá Rosana,

      eu uso a versão 2.0.17.138 aqui e funciona redondo. Não posso infelizmente postá-la para download pois trata-se de um software registrado e o objetivo aqui do blog não é compartilhar programas licenciados na rede. Você deve encontrar facilmente para baixar em sites de torrents ou mesmo em sites de arquivamento como o 4shared.

      Um abraço e boa sorte

      Curtir

    1. Pode ser no seu arquivo de vídeo ou nos codecs instalados em sua máquina. Ainda, se sua máquina tiver baixo poder de processamento e pouca memória, poderá não conseguir completar o trabalho.

      Curtir

  6. Companheiro Luguta, estou precisando de uma ajuda, ocorre que já a algum tempo venho utilizando o ConvertXtoDvd4 e não tenho o que reclamar do programa. Porém, hoje quando tentei gravar um filme baixado pelo Torrent, abriu a seguinte mensagem: “Não há espaço suficiente na pasta “C:/Documents and settings/Administrador/meus documentos/ConvertXToDVD”Certifique-se que este drive tem pelo menos 4,20 Gb. livre.”
    Daí tentei trocar a mídia virgem, esvaziei a pasta citada, reiniciei a máquina, tentei converter e gravar outro filme que já tinha gravado antes, mas a mensagem continuou a aparecer. Então, passei a pesquisar na rede sobre fóruns a respeito de problemas no “ConvertXToDVD” e fiquei muito imperssionado com o tutorial.Torço para que o problema seja simples, já que vinha utilizando-o com certa frequência… desde já agradeço a oportunidade para consulta, Valeu!

    Curtir

    1. Verifique o total de espaço livre no disco (C:)e não somente nesta pasta. Pelo o que a mensagem indica, seu HD pode estar com o espaço comprometido. Se este for o caso, exclua arquivos desnecessários até atingir o espaço necessário para que o programa faça a conversão. Espero que funcione. Boa sorte!

      Curtir

  7. ola, em primerio lugar gostaria de comprimenta-lo pelo otimo trabalho, gostei muito da tutorial mas ainda tenho uma duvida de como colocar legenda num filme. coloquei ambos arquivos na mesma pasta(filme e legenda) e inclusive coloquei ambos com mesmo nome adicionei o convertxtodvd4 reconhece mas no resultado final ela continua a nao aparecer. tem ideia do q possa eatar acontecendo? Se sim me responda ficarei imensamente grata. Um grande abraço.

    Curtir

  8. Boa tarde!! estou com uma dúvida monstra, eu sempre usei o convertXTodvd4, hoje estou desde cedo tentando converter e gravar uns filmes, tudo funciona certinho, até que chega na etapa para gravar em dvd, ele apararece uma mensagem dizendo que a memória está cheia, mas já tentei apagar vários arquivos e nao solucionou. aguardo. muito grato.

    Curtir

    1. Olá Roberto, seu HD precisa ter pelo menos 5GB livre pra gravar um DVD. O programa faz o cache dos arquivos antes de transferí-los para o DVD. Como é preciso haver também espaço para a conversão, recomendo que tenha pelo menos 10GB livre antes de começar a conversão.

      Curtir

  9. MEU CONVERT XTO 4 SEMPRE CONVERTIA RMVB DE UNS TEMPOS PRA CÁ NÃO CONVERTE MAIS, JÁ COLOQUE IAS 4 DLLS QUE FALARAM, JA COLOQUEI OUTRA VERSÃO Á 3, POREM JÁ FIZ DE TUDO.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR

    Curtir

  10. Bom dia, alguem pode me ensinar como faço com este programa para CONVERTER PARA DIVX? TENHO BLU-ray. Pode mandar para o meu e-mail.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s