Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água I


 

Dando início a uma série de dicas de sustentabilidade legal, o blog do Luguta dará dicas sobre como economizar recursos naturais, dinheiro e ainda colaborar com a preservação do nosso planeta. Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais da terra.   

Lembre-se: seus pais lhe entregaram um lugar onde você pôde viver. Como você vai entregá-lo para seus filhos?

Definição: 

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

ÁGUA – PARTE I

planeta-agua-web

  • Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.
  • Os aeradores são dispositivos que podem ser instalados nas torneiras para misturar a água corrente com o ar. Assim, menor volume de água é utilizado com a mesma eficiência.
  • Banhos de banheira consomem aproximadamente três vezes mais água do que os de chuveiro, por isso, evite seu uso freqüente.
  • Economize água utilizando apenas a vassoura para manter a calçada limpa, ao invés da mangueira. Caso haja necessidade de lavar a calçada, utilize água coletada da chuva.
  • Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.
  • Se você costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada.
  • Colete água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar a calçada e o carro.
  • O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões da contaminação das águas: uma colher de sopa de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas PET e, caso não tenha nenhuma instituição a quem doar, utilize-o para fazer seu próprio sabão. A receita está no site www.triangulo.org.br.
  • Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe por 8 dias.
  • Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.
  • Torneiras pingando causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras fiquem bem fechadas ou, se necessário, instale torneiras com temporizadores.
  • Ao lavar seu carro, use a água em um balde ao invés da mangueira.
  • Para lavar a louça, utilize uma bacia com água para ensaboar e outra para enxaguar.

Agradecimentos à minha melhor metade Ana Flávia pela sugestão dessa série de dicas para ajudar nosso planeta.

E-e! 

 

Anúncios

3 comentários

  1. Brigada pela homenagem Gugu…

    Dei a idéia porque realmente acho fundamental a gente divulgar e conscientizar os amigos!

    Um beijo….

    Curtir

  2. bom a terra precisa de nos e agente presisa dela gente olha em volta como a terra esta ficando eu so tenho 12 anos e sou consiente disso nossa terra esta cendo destruida por nos mesmo desmatamento ecologico poluiçao sonora queimadas por favor a pessoa que vai ler isso se consientise e fasa sua parte bom so posso dizer isso eu fasso a minha e voce ?
    um beijo obrigado pela oportunidade ok xau xau

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s