Tutorial do Dia – Como Compartilhar Internet Banda Larga


Breve explicação sobre como compartilhar seu serviço de internet banda larga.

 
Atualmente, em virtude dos valores mais acessíveis e melhor custo benefício, a maioria dos usuários de computador e internet conta com conexões de acesso rápido em casa. Ainda falando em facilidades, nos dias de hoje também está mais simples e acessível a aquisição de equipamentos e não é incomum ter mais do que um PC na mesma casa.Com isso, algumas vezes há a necessidade de se acessar a internet de mais de um computador ao mesmo tempo e muitos acabam comprando mais de um ponto de acesso, aumentando consideravelmente o custo mensal do serviço.

O que nem sempre é um fato conhecido é que, para compartilhar a internet banda larga entre mais de um computador, não é obrigatório se adquirir junto à prestadora do serviço mais de um ponto de acesso, basta montar uma pequena rede doméstica para se compartilhar a conexão.

Para isso, você precisará de alguns equipamentos como um roteador, um hub/switch (caso seu modem seja um roteador mas não possua o número de portas necessárias para o compartilhamento, por exemplo) e cabos de rede conforme a quantidade de computadores que compartilharão a mesma conexão. Cabe sempre lembrar que a velocidade de conexão será compartilhada entre os PCs conectados à rede.

Um roteador, de uma maneira simples, é o aparelho que fará a ponte da conexão entre o modem e os computadores. Um dos cuidados que deve ser tomado em sua aquisição é verificar se o número de portas (entradas nas quais os computadores serão ligados) disponível nele é compatível com sua necessidade.

Roteador (Esq.) e Switch (Dir.)

Roteador (Esq.) e Switch (Dir.)

Alguns modems já são roteadores e só será preciso comprar um hub/switch para efetuar a conexão dos computadores caso ele não conte com o número de portas desejadas. Para verificar se este é seu caso, verifique no manual do aparelho ou entre em contato com o fabricante.

Então, basta pegar um cabo de rede pino-a-pino para cada computador. Normalmente, estes cabos são azuis ou cinzas e como todos os outros equipamentos citados, podem ser adquiridos em lojas de informática no tamanho necessário.

cabo de rede

Já em posse dos equipamentos, por meio de um cabo de rede, ligue seu modem — já instalado à conexão de internet e previamente configurado — ao roteador na entrada apropriada (algumas vezes esta entrada é especificada no roteador como “WAN”, mas para se certificar, consulte o manual do aparelho). Feito isso, conecte os outros cabos de rede na entrada dos computadores e em qualquer uma das portas do roteador.

 rede

 

Não se esqueça que todos os computadores conectados devem receber um IP automaticamente. Isso já é uma configuração padrão do Windows, mas para ter certeza, acesse o “Painel de Controle” e escolha a opção “Conexões de rede”.

Na tela seguinte, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão sem fio e clique em “Propriedades”. Então, selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em “Propriedades”. Na tela de configurações, verifique se as opções “Obter endereço IP automaticamente” e “Obter endereço dos servidores DNS automaticamente” estão selecionadas.

Ao término deste procedimento, sua conexão já estará compartilhada entre todos os computadores ligados. Por meio desta rede, você também poderá compartilhar arquivos e impressoras, bastando configurá-la para tal função em todos os computadores.

SIGNATURE

 

Enviar por Email

14 comentários

  1. olá bom dia.

    Tenho todos os equipamentos para a rede, portanto quando vou ligar a rede usando o cabo de rede azul, não da sinal nenhum em nenhum pc.
    Mas com um cabo que veio com o modem (amarelo que possoe apenas 4 fios nele)funciona, só que para um computador.
    Tem ideia do que pode ser?

    Att.

    Denilson.

    Curtir

    1. Olá Denilson, qual o modelo do seu roteador? Qual o seu provedor de Internet? Você está ligando o modem no roteador e os computadores no roteador?
      A configuração correta deverá ser –> Modem Internet –> Roteador –> Computadores. Uma outra coisa, o DHCP deverá estar ativo no seu roteador para que os computadores consigam pegar um IP na rede. Faça os testes e poste o resultado ok?
      Abraços

      Curtir

  2. vou dividir a internet com meu vizinho,o roteador vai ficar 30mts. do segundo computador, tenho 2megas de velocidade eu perco velocidade nessa distância? e até quantos metros de distância do roteador eu posso colocar o pc?

    Curtir

    1. Perde velocidade sim, principalmente no computador que estará usando o wireless. Mas normalmente não é nada muito significativo para uso comum. Quanto à distância irá depender do modelo de roteador que adquiriu. Terá que olhar nas especificações no manual do fabricante. É sempre possível aumentar o alcance trocando a antena do roteador por uma de maior DBI.

      Um abraço,

      \Luguta

      Curtir

  3. Olá, tenho uma conexão a cabo e já dividí com meu vizinho. Como faço para determinar que ele utilize, por exemplo, apenas 70 kbps?

    Obrigado

    Curtir

  4. é tao simples assim é so colocar para procurar o endereço ip automatico e ja esatrei conectado ,quero compartilhar internet e a distancia da casa de um para outro é mais ou menos 50 metros e o sistema sera todo cabeado tem perda de conctividade

    Curtir

    1. Qual roteador? (Marca, modelo) Cada um tem sua configuração específica. Procure no google sobre encriptação wireless, mais especificamente WPA e WPA2, que são as mais usadas hoje em dia. Considere também a ajuda de um técnico caso não tenha muita experiência. É melhor pagar um profissional do que dividir a internet com os vizinhos sem saber, certo?

      Grande abraço!

      Curtir

  5. Olá, como fazer para partilhar minha internet com meu vizinho, ambos utilizando cabo(cabeamento).quais os aparelhos que precisarei?

    Curtir

    1. Você irá precisar de um roteador ligado no modem da sua internet. Esse rotador deverá ter portas físicas disponíveis para compartilhamento. Precisará ainda (obviamente) de cabo UTP Cat5, se não souber como fazer um, a maioria das casas de produtos de informática podem confeccionar um e vendê-lo no metro pra você. Quanto as configurações do roteador, isso dependerá do modelo do mesmo e também do seu provedor de internet.

      Curtir

  6. irei compartilhar o meu pc agora,só que nao sabia que precisava de uma “gambiarra” dessas duahaduhad…
    seu post ajudou bastante *-*
    obg / sucesso.

    Curtir

  7. Na minha casa tenho internet banda larga com aquele cabo azul, possuo 2 notebooks, eu podeira acessar nos 2 com minha senha,sem ter que pagar por mais uma ponto? Se positivo, como devo proceder?

    Curtir

Deixe um comentário