Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água II


Dando continuidade a uma série de dicas de sustentabilidade legal, o blog do Luguta dará dicas sobre como economizar recursos naturais, dinheiro e ainda colaborar com a preservação do nosso planeta. Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais da terra.   

Lembre-se: seus pais lhe entregaram um lugar onde você pôde viver. Como você vai entregá-lo para seus filhos?

Definição: 

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

ÁGUA – PARTE II (Na Cozinha)

cozinha

  • Não lave a louça peça a peça. Deixe de molho numa bacia com água e detergente biodegradável. Assim, haverá uma economia de água e detergente.
  • Use este mesmo processo para lavar as verduras. Encha a bacia de água e tire a sujeira grosseira. Troque a água da bacia e faça uma segunda lavagem mais fina. Na terceira água esprema o suco de 1 limão e higienize as folhas deixando-as de molho por 10-15 minutos.
  • Antes de lavar a louça, tire todo o resíduo de comida e com um papel xuga (ou jornal) o excesso de gordura que houver.
  • Verifique o fechamento correto das torneiras após seu uso, não as deixando com fio ou gotejamento de água. Uma torneira pingando durante 24 horas, perde 3 litros de água/dia, o que corresponde a mais de 1000 litros de água/ano.
  • Quando usar a torneira, evite abri-la demais. O volume de uma torneira de cozinha é de 11 a 19 litros de água/minuto.
  • Instale um compressor redutor de fluxo e poderá reduzir o consumo em 50%. Existe até uma peça que se compra nas lojas tipo 1,99 que facilita o uso da torneira sem grandes desperdícios.
  • Jamais deixe a torneira aberta enquanto ensaboa ou arruma a louça já lavada.
  • Não use a máquina de lavar louça sem a carga completa.
  • A água de cozimento dos vegetais, depois que esfria, pode ser usada para uma sopa ou novos cozimentos, ou por último, para regar plantas e jardins.

Agradecimentos à minha melhor metade Ana Flávia pela sugestão dessa série de dicas para ajudar nosso planeta.

E-e! 

POSTS RELACIONADOS:

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água I

SIGNATURE

Enviar por Email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s