Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água IV


Dando continuidade a uma série de dicas de sustentabilidade legal, o blog do Luguta dará dicas sobre como economizar recursos naturais, dinheiro e ainda colaborar com a preservação do nosso planeta. Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais da terra.   

Lembre-se: seus pais lhe entregaram um lugar onde você pôde viver. Como você vai entregá-lo para seus filhos?

Definição: 

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

ÁGUA – PARTE IV (No Banheiro)

pia banheiro

  • Prefira a ducha ao banho de imersão. Evite ofurôs e banheiras.
  • Na ducha, seja rápido, tipo 5 minutos, e desligue a água enquanto se ensaboa. A cada 20 minutos são cerca de 20 litros de água que vão para o ralo. Se o seu chuveiro enche um balde de 5 litros em menos de 15 segundos, troque por um aparelho mais eficiente. Já existem modelos criados exatamente com este propósito.
  • Sempre que tiver de esperar pela água quente na ducha, encha um balde até ela atingir a temperatura desejada. Esta água poderá ser utilizada para regar plantas, lavar o carro, dar de beber aos animais de estimação ou até mudar a água do aquário.
  • Encha a pia quando fizer a barba. Lave as mãos ao barbear-se. Desta forma haverá uma economia de cerca de 10 litros de água.
  • Minimize o consumo de água ao escovar os dentes. Use um copo ou feche a torneira durante a escovação.
  • Evite descargas desnecessárias. Usamos de 7 a 15 litros de água para descarregar 500 ml de urina. Isso é loucura.
  • Para saber se o sistema de descarga perde água ponha umas gotas de corante no depósito. Se perceber água corada no sanitário, sem ninguém ter dado a descarga, é porque existe vazamento.
  • Um truque: reduza o volume de armazenamento da caixa de descarga, colocando uma garrafa de água (de 2 litros) dentro, de forma a não interferir com o mecanismo de descarga.
  • Outra opção é instalar um mecanismo de interrupção da descarga, para usos que não necessitem de descarga total, como é 70% das idas ao sanitário, que são somente para urinar.
  • Assim, prefira modelos de descargas que permitam escolher o fluxo. Os novos modelos têm dois botões: 3 litros para dejetos líquidos ou 6 litros para dejetos sólidos. Além de ecológicos, permitem recuperar o investimento num período de 2 a 3 anos.

Agradecimentos à minha melhor metade Ana Flávia pela sugestão dessa série de dicas para ajudar nosso planeta.

E-e! 

POSTS RELACIONADOS:

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água I

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água II

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água III

SIGNATURE

Enviar por Email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s