Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Atitude


Dando continuidade a uma série de dicas de sustentabilidade legal, o blog do Luguta dará dicas sobre como economizar recursos naturais, dinheiro e ainda colaborar com a preservação do nosso planeta. Diariamente, nossas atitudes e escolhas têm um impacto no ambiente, seja no desperdício ou na preservação dos recursos naturais da terra.   

Lembre-se: seus pais lhe entregaram um lugar onde você pôde viver. Como você vai entregá-lo para seus filhos?

Definição: 

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Atitude

Atitude1

  •  Você já fez alguma coisa pela preservação do planeta hoje? Mexa-se, ainda é tempo!
  •  Ao utilizar produtos de material reciclado, você contribui com a preservação do planeta evitando a extração de mais recursos naturais.
  •  Você sabe qual e o impacto do seu estilo de vida no planeta? O site www.myfootprint.org poderá ajudá-lo nessa descoberta. Calculando a sua “pegada ecológica” você saberá o quanto está contribuindo ou não para a sustentabilidade do mundo e quantos planetas Terra são necessários para sustentar a sua rotina.
  •  Ao consumir, prestigie as empresas que adotam atitudes sustentáveis. Isso funciona como um incentivo para que mais e mais empresas comecem a se engajar na preservação do planeta!
  •  Pense nos seus fornecedores: escolha e contrate aqueles que se responsabilizam por todo o ciclo do material que fornecem, ou seja, produção, transporte, uso, descarte e reciclagem.
  •  Envolva-se: apóie e participe de ações pela preservação dos recursos naturais do planeta!
  •  O site www.iniciativaverde.org.br disponibiliza uma calculadora de CO2 para que você possa calcular a sua emissão anual de gases de Efeito Estufa e a quantidade de árvores que você deverá plantar para neutralizar essa emissão.
  •  Disseminar os conceitos de sustentabilidade pode multiplicar suas atitudes em prol do planeta! Eduque as crianças, conscientize sua família, seus amigos e colegas. Logo, seremos muitos a contribuir com a preservação e o bom uso dos recursos!
  • Aproveite os meses do horário de verão para fazer mais atividades ao ar livre e desfrutar da luz natural, além da economia de energia, sua saúde agradece!
  • Você é consumidor! Tem o direito e o dever de exigir mudanças de atitude e posicionamento dos produtores e das marcas.
  • Utilize mais papéis e outros produtos reciclados. Essa atitude diminui a necessidade de extração de recursos naturais.
  • Ao produzir materiais institucionais ou brindes, pense nos produtos com o foco na sustentabilidade: produza algo que tenha várias utilidades, como, por exemplo, um marcador de páginas que pode ser usado para divulgar uma nova campanha ou evento, um calendário que pode trazer os valores da empresa, blocos com papel reciclado, entre outros.
  • Produtos certificados representam uma compra consciente. Os mercados ilegais são baseados em práticas como o contrabando, o desmatamento, a exploração de mão-de-obra, trabalho infantil ou escravo entre outras.

Agradecimentos à minha melhor metade Ana Flávia pela sugestão dessa série de dicas para ajudar nosso planeta.

E-e! 

POSTS RELACIONADOS:

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água I

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água II

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água III

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água IV

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Água V

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Energia

Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Papel

 Dica do Dia – Sustentabilidade Legal – Lixo

SIGNATURE

Enviar por Email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s