Tutorial do Dia – Redimensionar partições do HD


Saiba como aumentar ou diminuir o espaço disponível nas partições de seu disco rígido.

Quando se tem um HD com bastante espaço, é interessante particioná-lo para melhor organizar seu conteúdo.

Isto também acontece normalmente onde um computador é utilizado por mais de uma pessoa, então se particiona o disco rígido para que cada um tenha seu espaço limitado e não ocorra nenhuma confusão.

Enfim, não importa o motivo que leve você a fazer isso, é provável que em algum momento de sua vida cibernética seja necessário aumentar ou diminuir o espaço destinado a uma partição.

E o que fazer?

Se você é usuário do Windows Vista, saiba que isto pode ser feito diretamente no sistema sem a necessidade de instalação de nenhum outro programa. É só acessar as configurações do Vista e realizar a alteração. Contudo, se você possui o Windows XP instalado em sua máquina, terá que utilizar programas como o Partition Magic, o CompuApps SwissKnife ou o EASEUS Partition Manager.

Redimensionando suas partições

O Blog do Luguta ensinará agora a como realizar o redimensionamento de suas partições. É importantíssimo ressaltar que sempre ao ser realizado algum procedimento de alteração em seu disco rígido, faz-se necessário realizar backup de seus dados para evitar qualquer perda desnecessária.

Primeiramente, vá até a barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar e digite Gerenciamento do computador.

Gerenciamento do Computador

Lá, selecione a opção Gerenciamento de disco e aguarde que as informações sejam carregadas na janela do gerenciador.

Gerenciamento de disco

Na seção de exibição de informações sobre os seus discos rígidos, removíveis, partições e drives, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja modificar e então selecione uma das opções: Estender volume ou Diminuir volume.

Estender ou Diminuir volume

O sistema irá captar as informações sobre aquela partição e então surgirá em sua tela uma janela para que você informe o espaço a ser diminuído ou estendido no volume selecionado. Depois disso, clique em Diminuir/Estender e aguarde a finalização do processo.

Informe o espaço a ser diminuido/estendido

É isso, pessoal. Aproveito aqui para reafirmar a importância de realizar um backup de seus dados antes de finalizar este procedimento para garantir a segurança e a integridade de suas informações. Um abraço a todos e até o próximo tutorial do Blog do Luguta.

SIGNATURE

Enviar por Email

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s