Como Remover o Skype for Business


A Microsoft anunciou em 2019 que irá descontinuar por completo o Skype for Business até Julho de 2021, no intuito de dar exclusividade ao Teams (Leia aqui). Apesar de ser uma ótima notícia para o público em geral, isso pode significar dor de cabeça à vista para diversos administradores de redes e analistas de suporte por aí.

Por mais que a Microsoft tenha seus planos bem definidos, todavia não existe uma ferramenta oficial de remoção do Skype for Business de forma automatizada, em massa e sem prejudicar os demais aplicativos do pacote Office365.

Fui solicitado em minha empresa para desenvolver então uma forma automática e silenciosa para remover o programa, considerando que deveria concluir isso da melhor forma possível, abrangendo tanto as versões 32 quanto 64 bits.

Após muito pesquisar na internet, percebi que realmente não existe nada pronto. Se existe não foi compartilhado (ainda), e por isso resolvi por a mão na massa. Como obtive sucesso decidi compartilhar para ajudar outros colegas.

P.S.: Eu testei este método em meu ambiente, usando instalações x86 e x64 do Office365 mais recentes. Se quiser testar em seu ambiente, sugiro que o faça em uma máquina de testes antes pra ver como o script irá se comportar em sua realidade. Não me responsabilizo por resultados inesperados ou inadequados às suas pretensões.

Passo 1:

Baixe a pasta zipada com os arquivos necessários aqui.

Passo 2:

Copie a pasta zipada para a máquina de teste e extraia a mesma. Depois é só dar um duplo clique no arquivo UninstallSkype presente na pasta e aguardar a execução da remoção. Uma janela do prompt de comando será aberta mas todos os demais comandos são silenciosos.

Sugestão:

Você pode encapsular os arquivos para rodar no SCCM, script de logon, GPO, PSExec, etc. Basta que tenha habilidade em adaptar o script e as ferramentas para a realidade do seu ambiente.

No mais é isso, deixei tudo bem mastigado e o único trabalho que terão é baixar e descompactar a pasta.

Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s