Blog do Luguta

Dicas de tecnologia e afins

Mas como foi que isso aconteceu?


Sabe aquela barra chata que aparece no seu navegador?

 

bb-TooManyToolbars

 

 

E aquela propaganda que insiste em aparecer na sua tela?

 

adware

E você fica se perguntando: Meu computador foi hackeado??? Mas como é que aquilo foi aparecer ali???

Bem, as chances de que isso foi instalado pelo próprio usuário são grandes.

Algumas vezes essas ameaças são removíveis, em outros cenários recomenda-se entretanto a formatação do computador.

Mas vamos por partes…do que se tratam essas ameaças?

Toolbar:

É uma barra de tarefas extra adicionada ao navegador. Normalmente possui atalhos para determinadas tarefas na web, como efetuar uma busca, por exemplo. Na maioria das vezes essas barras são inúteis, carregam o navegador e ainda rastreiam tudo o que o usuário faz.

Adware:

É um software de propagandas (Do inglês ad=anúncio). Tal software vasculha seus interesses baseando-se no histórico de navegação, para depois infestar sua tela com propagandas. Existem diversos tipos de adwares, sendo que os mais modernos se instalam como plugins no navegador, exibindo a propaganda diretamente no browser enquanto o usuário abre as páginas de seu cotidiano.

Como evitar?

Bem, em sua maioria das vezes, esse tipo de ameaça vem junto com um outro software inofensivo e gratuito, baixado pelo próprio usuário. Em 99% dos casos, o simples ato de ler a tela durante a instalação do software poderá evitar que essas outras tralhas sejam instaladas em seu computador. Veja abaixo um exemplo durante a instalação do software “CutePDF”:

Primeira tela da instalação

Primeira tela da instalação

Segunda Tela com o EULA do CutePDF

Segunda Tela com o EULA do CutePDF

Aqui começam os problemas. A oferta sugere que instale o app do search e também a extensão do mesmo. Aqui começam os problemas. A oferta sugere que instale o app do search e também a extensão do mesmo. Conforme sugerido no desenho, desmarque o checkbox e clique em cancel.

Agora nesta tela o aplicativo lhe sugere que instale a toolbar do ask. Repare que tudo já vem marcado para que você clique em Next e instale sem ver.

Agora nesta tela o aplicativo lhe sugere que instale a toolbar do ask. Repare que tudo já vem marcado para que você clique em Next e instale sem ver.

Agora a sugestão de instalação é de um tal Comodo Browser, um navegado mais compatível com o ask toolbar.

Agora a sugestão de instalação é de um tal Comodo Browser, um navegado mais compatível com o ask toolbar.

Por fim a real tela de instalação do programa originalmente desejado.

Por fim a real tela de instalação do programa originalmente desejado.

Muita gente nesse momento vai estar com aquela sensação de “aaaaaaahhh, então fui eu mesmo quem colocou essas porcarias aqui sem ver…”.

E olha que o exemplo dado acima foi de um software muito popular no mercado. Inclusive, no site deles, existe a alegação de que o software é livre de adwares ou malwares. Isso não deixa de ser inteiramente verdade, é claro. Só que o que eles não nos contam é que o instalador do software está infestado dessas pragas.

Mas então, qual é a real intenção de quem faz isso? Infectar meu computador? Invadir meu sistema e roubar minhas senhas?

Nem sempre! Em muitos casos, o fabricante disponibiliza seu software de forma gratuita e insere esses adicionais pois recebe patrocínio por eles. O que temos que fazer é ficar atentos em onde clicamos e o que instalamos em nossos equipamentos.

Tenha um antivírus confiável instalado e atualizado, o sistema operacional em dia com as atualizações de segurança e ainda um firewall ativo e funcional.

E em caso de dúvidas, não acesse e-mail, sites de banco ou outros que exigem autenticação de segurança. Entre em contato com seu técnico de confiança imediatamente e deixe um profissional lidar com a situação.

No próximo artigo farei um vídeo tutoria l sobre como remover algumas destas ameaças, fiquem ligados curtindo nossa página no Facebook!

Tenham um ótimo dia e até a próxima dica!

400dpiLogo

09/02/2015 - Posted by | Dicas | , , , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: